sábado, 14 de maio de 2011

Efeito Sanfona

Efeito sanfona é quando a pessoa perde com dieta (associada ou não à atividade física e a medicamentos) depois recupera o peso perdido. É um fenômeno muito comum nas sociedades urbanas modernas. Acontece com mais frequência quando é feito dietas radicais demais, quanto mais radicais maior é a chance de ocorrer o efeito sanfona.


As mulheres são mais propensas, elas já tem mais facilidade de ganhar peso do que os homens, porque têm menos massa magra, menor estatura e a taxa metabólica é menor. As pessoas mais velhas tendem a perder peso mais devagar e mais dificilmente engajam-se em dietas radicais demais. Por isso, a chance de ciclismo de peso (efeito sanfona) grande é menor.


Alguns trabalhos mostram que manter o peso em excesso é melhor do que ter efeito sanfona, mas não representam o pensamento da comunidade científica em geral. Há estudos pontuais, como um publicado em 2007 no "American Journal of Epidemiology" que relacionou a adiposidade abdominal é um fator de risco para a incidência do câncer nos rins. Tanto os obesos como os que perderam peso e o recuperaram tiveram aumento da incidência de câncer renal, mas aqueles que tiveram efeito sanfona tiveram maior risco. Tem também o risco de hipertensão e de pré-eclâmpsia (hipertensão grave na gestação).


Na verdade todos os dados são de alguns estudos que não são ainda comprovados se realmente o ato de emagrecer e engordar seguidamente tem efeitos negativos sobre a saúde, não tem comprovação de que outras doenças crônicas sejam mais comuns em indivíduos que tiveram efeito sanfona.

ATENÇÃO: SE FOR FAZER DIETA FAÇA AOS POUCOS PORQUE SE VAI RAPIDO VOLTA RAPIDO!