quinta-feira, 31 de março de 2011

Bebida alcoólica e a sua saúde


'Bebo porque sou egocêntrico, gosto de ver o mundo girando ao meu redor'

(frase retirada de uma comunidade do orkut),

Essa entre outras frases, é bem usada pelos jovens de hoje, que bebem, sem saber o que a bebida alcoólica tras de ruim para a saúde.


Os jovens , assim como toda a espécie humana , quer sempre um meio enturmar, fazer parte daquilo que parece ser do gosto da maioria das pessoas, uma dessas formas é a bebida alcoólica. Mas será que eles sabem os riscos que ela trás a saúde ?A maioria dos jovens saem, dançam, cantam e bebem. Bebem, porque ? segundo pesquisa feita entre alguns amigos, descobri que é pelo simples fato de desibinição, descontração e também para se enturmar.


A maioria desses jovens bebem, e não sabem o que essa ingestão trará depois. Você, jovem aqui deste blog, tem que estar por dentro, beber consciente, sim não quero que você deixe de beber, só não quero ver um de vocês, como mais um desses jovens alienados de hoje em dia.


A ingestão do álcool, pode causar vários efeitos, que aparecem de duas formas ; Uma estimulante e outra depressora.Assim que você bebe, fica desinibido, eufórico, essa é a fase estimulante, e em seguida vem a fase da depressão, que é a falta de coordenação motora, sono e descontrole , quando em exagero,o estado depressor pode levar ao coma.


Uma pessoa que é acostumada a beber, sentirá menos os efeitos do álcool. Além de todos esses fatores, ela também interfere na sua saúde, como o enrubecimento da face, dores de cabeça, mal- estar geral( ressaca), quando dependente, pode desenvolver várias doenças como as do fígado(esteatose hepática, hepatite alcoólica e cirrose), no sistema digestivo (gastrite, síndrome de má absorção e pancreatite), no sistema cardiovascular (hipertensão e problemas no coração). Também são frequentes os casos de poli neurite alcoólica, caracterizada por dor, formigamento e cãibras nos membros inferiores.


Viu? É mais complicado do que se imagina. Fiz a seguinte pergunta no MSN para alguns amigos:


Por que você gosta de ingerir bebidas alcoólicas ? Você sabe as conseqüências disso ?


Veja algumas respostas .

Paloma , estudante de biomedicina, 19 anos :Para me introduzir no meio social ( tipo, td mundo tá bebendo, eu bebo também), em alguns casos pelo gosto da bebida mesmo, é bom. Me sinto mais extrovertida quando bebo =D

Felipe , 22 anos :Eu não sei pq, eu gosto de ingerir. Sei um pouco.pq ?


Rodrigo , estudante de engenharia civil, 20 anos:Para relaxar e descontrair com os amigos. Quando dirijo, não bebo.

Fábio, 21 anos :Eu gosto porque me sinto bem durante e depois a ingestão a própra... moderadamente é uma bebida que me da prazer. Com certeza sei das conseqüências dela, pois, perdi pessoas próximas que bebiam.

Carolina, estudante do ensino médio, 18 anos:Bebo porque acho legal, me sinto descolada e divertida. Todos os meus amigos bebem, normalmente não tenho ressaca, mas sei que envelhece a pele , verdade ?!
obs: os nomes foram modificados, para preservar a identidade dos mesmos. Enfim, a boa mesmo é se divertir, ão adianta dizer que eu não e avisei ! =]